Cores na barra de rolagem

História  

Documentos & Normas  

Setores  

Equipe  

Coleções  

Pesquisa, Estágio e Colaboração  

Ensino e Extensão  

Museu de Zoologia Virtual  

Exposições  

Biblioteca & NUPAE  

Links Recomendados  

Contato  

Mapa do Site  

Ajuda & Sobre esta página  

 

Última atualização: 20.março.2010  

m 2004 o MZUFBA foi contemplado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB com o Projeto “Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia: Adequação das Coleções Zoológicas para Construção e Implementação de Acervo Digital”, projeto este coordenado pelo Dr. Marcelo Felgueiras Napoli. Com este Projeto o Museu de Zoologia  adquiriu importantes materiais permanentes e de consumo e criou o presente “website”. O “Museu Virtual de Zoologia” igualmente será produto deste projeto, com data prevista de lançamento para 2007.

Concomitante ao processo de estruturação física do MZUFBA, os professores Dr. Luíz Augusto Mazzarolo, Dr. Marcelo Felgueiras Napoli, MSc. Maria Lenize Silva Guedes, Dr. Pedro Luís Bernardo da Rocha e Dr.a Solange Peixinho criaram a Proposta de Criação do Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia, como Órgão Complementar do Instituto de Biologia, composto do Herbário Alexan dre Leal Costa (ALCB) e do Museu de Zoologia (MZUFBA). Esta proposta foi encaminhada em 30 de outubro de 2003, aprovada pelos três departamentos   do    Instituto  de Biologia, pela Egrégia Congregação do Instituto de Biologia (por unanimidade e aclamação, em 2003) e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA (CONSEPE), no ano de 2005. Com as infraestruturas físicas e de pessoal implementadas,   a  incorporação

Página anterior

de novos alunos de iniciação científica (graduação) e de pós-graduação, além de depósito de materiais biológicos oriundos de vários programas e projetos de pesquisa e/ou consultorias, houve um crescimento acentuado do acervo do Museu de Zoologia que, do ano de 2002 até o presente, teve cerca de 75% de acréscimo. Nos dias atuais, há aproximadamente 100.000 espécimes animais no Museu de Zoologia, valor este certamente subestimado. Em meados do ano de 2006, com a crescente diversivicação de atuação do MZUFBA e concomitante aumento de suas coleções, foi criada a função de "Curador dos Materiais de Acesso ao Patrimônio Genético", função esta desempenhada pelo Dr. Rodrigo Barban Zucoloto. Em dezembro do mesmo ano, a Universidade Federal da Bahia assinou convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o MZUFBA passou a ser “Centro de Referência para o Projeto Corredores da Mata Atlântica da Bahia”, convênio este coordenado pelo Dr. Marcelo Felgueiras Napoli.

Esperamos que, a partir daqui, possamos estar sempre ampliando este breve memorial com informações cada vez mais entusiásticas sobre o crescimento e consolidação do Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia, o MZUFBA.