SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA & TECONOLOGIA

 

2008

 

 Relatório de Atividades

 

Por Prof. Dr. Wilfried Klein

Curador Assistente das Coleções de Mamíferos e Aves

 

No período de 20 a 26 de outobro de 2008 aconteceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e que visa difundir conhecimentos relacionados ao tema para as populações com menor acesso. Homenageando os 200 anos de nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da teoria de evolução formulado por Charles Darwin e Alfred Wallace, o tema escolhido para o evento foi Evolução & Diversidade.

O Museu de Zoologia da UFBA (MZUFBA) foi contactado pelo Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sugerindo uma exposição conjunta durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia sob o tema: EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE – E EU COM ISSO?

 

 

A organisação da exposição pelo lado do MZUFBA foi coordenada pelos professores Dra. Carla Maria Menegola da Silva e Dr. Wilfried Klein. Diversas coleções do MZUFBA participaram do evento, como as coleções de Porifera, Cnidaria, Mollusca, Annelida, Crustacea, Echinodermata, Insecta, Arachnida e Vertebrata. Esses grupos foram apresentados resumidamente em forma de paineis. Além dos paineis, foram montadas mesas expositivas, demostrando animais de cada grupo taxonômico.

Durante a semana do evento, monitores voluntários do MZUFBA trabalharam na exposição para apresentar os animais expostos, respondendo as perguntas dos visitantes da exposição.

Acima, um dos painéis expostos no evento.